domingo, 13 de outubro de 2013

Experiência PEJista

Olá a todos!
Bem, hoje quero-vos falar sobre a minha primeira experiência PEJista. Nem sei por onde começar!
Fui delegada na III Sessão PEJ Escola Marco de Canaveses (que é onde vivo) e posso-vos dizer que foi uma das melhores coisas que alguma vez me poderia ter metido! Vou explicar em que consiste uma sessão do PEJ:
1º dia: Team Building. Os delegados e o chair (que é a pessoa que orienta um grupo de delegados) fazem jogos super divertidos com o objetivo de se ficarem a conhecer melhor entre si.
2º dia: GA (General Assembly), Euroconcert e Eurovillage.. Na GA todos os comités (grupo de delegados) vão discutir entre si variados assuntos sobre a UE e apresentar medidas para resolver esses assuntos. Sinceramente, eu pensava que ia odiar a GA mas não é que adorei? Foi uma coisa totalmente diferente (bastou ver os meus amigos de fato) e arrependo-me brutalmente de não ter intervido mais! Confio completamente nas minhas capacidades de falar inglês (sim, porque a GA é toda em inglês ou francês) mas o nervosismo não me deixou nada à vontade :/ . No entanto, o meu comité era excelente e dois estimados e adoráveis amigos meus conseguiram passar para a sessão nacional e nada me deixou mais feliz do que isso.
O Euroconcert é onde os comités desenvolvem uma performance: cantam, dançam, representam...coisas assim! O meu comité foi um desastre porque talento não é connosco no entanto conseguimos pôr toda a gente a rir-se! Foi ótimo.
O Eurovillage é um jantar e cada delegado tem de levar comida regional.
Confesso que no início do 1º dia estava tão nervosa e só pensava :" onde é que tu te vieste meter Ana..." mas no final do 2º dia chorei porque aqueles 2 dias maravilhosos tinham passado. O melhor do PEJ é o espírito de cooperação, de equipa...aquele espírito de entreajuda de uns comités para os outros. É fantástico. Acho que só quem já teve uma experiência PEJista se apercebe do que falo....
Para além dos chairs e delegados, a sessão também conta com organisers (organizam tudo), multis, journos, editors...fazem entrevistas, tiram fotos às figuras menos favoráveis do Team Building, essas coisas.
Apesar de não ter passado, inscrevi-me no PEJ como sócia, e nada me deixa mais feliz do que saber que tenho a oportunidade de participar inúmeras vezes em sessões. Apaixonei-me.
Se tiverem a oportunidade de participarem na vossa escola e dominarem o inglês, não percam esta oportunidade...
With love, Ana.


Inês (Organiser), Beatriz, eu, Pedro (chair), Leonor, Filipe, Pedro, Diogo

Team-building

Euroconcert

GA

Dear chair and dear organiser

Human Rights's comittee

Eurovillage

Sem comentários:

Enviar um comentário